institucional: Sobre a Gastronomia de São Paulo
Os sabores se encontram na gastronomia paulistana
Comidas de todas as partes do mundo, técnicas que atravessam gerações e a criatividade de quem faz de São Paulo um dos cenários gastronômicos mais intensos do mundo.
Um caldeirão de sotaques, temperos e sabores
Bem antes de chegarem os grandes edifícios, os mercados barulhentos e restaurantes estrelados, os sabores da capital paulista já se faziam presentes nos lares e encontros de quem construía a maior metrópole do hemisfério sul.
Passando pelos povos indígenas e os imigrantes dos séculos XX e XXI, o contato da cultura local com a gastronomia de outras partes do Brasil e do mundo transformou a cidade em um ícone de riqueza cultural e gastronômica.
Com o tempo, os saberes originários se agregaram aos de tantos outros povos: italianos, japoneses, coreanos, bolivianos, congoleses, camaroneses, entre outros que trouxeram na bagagem suas próprias receitas e ingredientes.
Assim, São Paulo virou um caldeirão cultural único. E a comida? Virou muito mais do que uma refeição: se traduziu em memórias e afetos.
Hoje, São Paulo é um dos grandes palcos da cozinha popular e periférica, da comida de rua, das tradições de família e dos pratos que atravessaram séculos anotados em cadernos de receita.
A gastronomia paulistana é o reflexo vivo da pluralidade que constrói essa cidade todos os dias.
Gastronomia como um motor para geração de renda
São Paulo é o coração da gastronomia brasileira. A cidade concentra o maior número de estabelecimentos e trabalhadores do setor no país, com um mercado diverso e em constante crescimento.
E o que move essa cadeia são os profissionais da gastronomia. Pessoas que cozinham, vendem, entregam e movimentam a economia da cidade.
É por isso que a gastronomia é um patrimônio da cidade: ela carrega histórias e aprendizados; conquistas e trajetórias a partir da cozinha.
+280 mil
empregos formais no setor de gastronomia
+127 mil
microempreendedores individuais atuando em atividades gastronômicas
+349 mil
pessoas trabalhando no total no setor da alimentação
E o que o Observatório tem a ver com isso?
Conectando diferentes atores gastronômicos da cidade, o Observatório da Gastronomia busca oferecer ferramentas de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, além de apoiar iniciativas que trabalham no fortalecimento e reconhecimento do setor gastronômico.
O espaço é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo e conta com a participação órgãos e instituições municipais, associações, ONGs, instituições de ensino, chefs de cozinha, bares, restaurantes, empresas do setor de alimentação e de distribuição e produtores agrícolas.
O nosso propósito? Unir a expertise de profissionais especializados para encontrar oportunidades e soluções no setor da alimentação.

