Equipamentos e Projetos que valorizam a gastronomia paulistana
Conheça as iniciativas que fortalecem o setor gastronômico em São Paulo. Se aprofunde nos projetos que fomentam o empreendedorismo, a qualificação e o reconhecimento de atores gastronômicos paulistanos.
Projeto Identidade Gastronômica Paulistana
Iniciativa que tem por objetivo mapear e evidenciar a rica diversidade gastronômica da Capital, unindo os principais – tradicionais e contemporâneos - estabelecimentos do segmento e valoriza a diversidade gastronômica de São Paulo
Iniciativa que tem o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas que utilizam a gastronomia como ferramenta para promover a transformação social e combater a desigualdade, a Prefeitura de São Paulo
Com foco na geração de renda, o programa usa a gastronomia como ferramenta de inserção social e econômica. Nas qualificações o cidadão aprende conceitos ligados às boas práticas de manipulação de alimentos, combate ao desperdício e técnicas culinárias.
Com o objetivo de fornecer capacitação na área de serviços de alimentação e, concomitantemente, produzir refeições para distribuição à população vulnerável da Cidade de São Paulo através de parceria entre a Prefeitura de São Paulo e Organizações da Sociedade Civil.
Complementa a rede estadual Bom Prato, com o objetivo de oferecer refeições saudáveis e de alta qualidade a um custo acessível à população em situação de vulnerabilidade social.
Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN)
Os Cresans são equipamentos públicos voltados à implementação da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, promovendo cidadania, convivência e participação social.
Os Armazéns Solidários garantem acesso a alimentos saudáveis e nutritivos a preços reduzidos para famílias de baixa renda do CadÚnico. Os produtos custam 30% a 50% menos que nos mercados convencionais, priorizando alimentos naturais e orgânicos.
Presentes no cotidiano da população e integradas à vida da cidade, as mais de 955 feiras livres espalhadas por São Paulo oferecem produtos frescos, variados e de qualidade.
A Prefeitura combate a fome promovendo segurança alimentar e nutricional, reduzindo custos com resíduos, gerando trabalho e incentivando a sustentabilidade ambiental.
O Programa Municipal Banco de Alimentos arrecada alimentos fora dos padrões de comercialização, mas próprios para consumo, de indústrias, redes varejistas e atacadistas, doando-os a entidades assistenciais cadastradas, combatendo a fome e o desperdício.
O programa Patrimônio à Mesa, que reconhece com o Selo de Valor Cultural, do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), estabelecimentos que são admirados por suas tradições, histórias e contribuições à gastronomia da cidade.
Merenda Escolar e Programa de Alimentação Escolar (PAE)
O Programa de Alimentação Escolar de São Paulo é um dos maiores do mundo, servindo diariamente cerca de 2 milhões de refeições para mais de 1 milhão de estudantes da rede municipal de ensino.